O Brinquedo Enquanto Património Histórico
O Centro Interpretativo do Brinquedo está centralizado num espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade e tem como missão promover o estudo e a divulgação do Brinquedo Português, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, sociológico, antropológico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial.
O Ponto de Partida e o Ponto de Chegada
Enquanto estrutura museológica tutelada por uma associação cultural sem fins lucrativos (ADOL-Associação Dr. Domingos de Oliveira Lopes), o Centro Interpretativo do Brinquedo assume-se como um centro de divulgação e estudo das áreas da Etnografia, Sociologia, Antropologia, História e Artes Lúdicas infantis no domínio do brinquedo português e das brincadeiras que neles e com eles se consubstanciam, que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades, sendo o brinquedo, concomitantemente, o ponto de partida e de chegada de uma viagem pela arte infantil e adulta a esta etapa intemporal à vida de cada um de nós inerente, pelo artesanato que a partir daí se desenvolveu e pela indústria do brinquedo de feição portuguesa com uma dimensão empresarial que se foi perdendo pelo fim do século passado e hoje se nos apresenta de uma forma quase residual.
Contando uma História
O Centro Interpretativo do Brinquedo é resultado de uma reflexão em que se pretendeu associar a história, origens e influências do brinquedo português, ao seu processamento infantil (feito pelas crianças), artesanal e industrial de produção, às suas técnicas e materiais, aos seus atores e detentores, bem como apresentar o perfil evolutivo do brinquedo português ao longo de um século, cuja seta temporal se inicia ao findar do primeiro quarteirão do século XX.
A Defesa…
Reportado ao território e à envolvente social em que se insere, o Centro Interpretativo do Brinquedo assume-se como um instrumento essencial no que respeita à preservação, valorização e salvaguarda do brinquedo nacional hoje em vias de perecimento e constitui um meio de promoção e defesa de um conjunto de bens culturais lúdicos que ao longo de gerações contribuíram para a construção e transmissão da memória coletiva do povo através das crianças, dos seus adultos significativos e de tantos outros que de uma forma meramente artesanal ou evoluindo para produções industriais de pequena, média e grande dimensão dedicaram o melhor do seu tempo e saber ao longo de vária gerações.